° Manipulados

A manipulação é um processo artesanal de obtenção de um determinado medicamento prescrito pelo seu médico de confiança. Cada fórmula é preparada individualmente, com todo o cuidado, seguindo determinadas técnicas utilizando equipamentos de precisão.


A fórmula manipulada é a única que atende às necessidades individuais do paciente. A manipulação traz segurança pois segue as normas das Boas Práticas de processos determinadas pelo Ministério da Saúde. Além disso, a qualidade das matérias-primas utilizadas e o processo de manipulação são rigorosamente controladas.


O médico, ao optar pela prescrição de um medicamento ou formulação manipulada, adquire a liberdade de receitar a dosagem exata que o tratamento requer, respeitando particularidades como peso, idade e condição física do paciente.

O trabalho da farmácia de manipulação consiste em preparar (manipular) doses específicas de sais medicamentosos adquiridos dos mesmos laboratórios de síntese que atendem a indústria farmacêutica.

  • VANTAGENS

Os remédios manipulados trazem economia, pois sua utilização é feita na quantidade exata para o tratamento, evitando sobras, desperdícios e automedicação. Na manipulação, há o ajuste de dosagens de acordo com as características pessoais de cada paciente.

Também o rótulo é personalizado, a fim de evitar trocas quando mais de um indivíduo da família está usando um mesmo medicamento.

Outra vantagem é a manipulação de medicamentos importantes, mas que não são mais encontrados no mercado farmacêutico convencional.

Por medida de segurança, não é permitido o uso de uma mesma receita sem a autorização do médico. 

Em casos de dúvidas, converse com as farmacêuticas, estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento.