° Fitoterapia

É a cura através das plantas. A Fitoterapia consiste num conjunto de técnicas de utilização dos vegetais visando ao tratamento das doenças e à recuperação da saúde. Como método terapêutico, a Fitoterapia faz parte dos recursos naturais e está muito presente na medicina popular.

Embora muitas pessoas ainda desconheçam a importância das plantas medicinais, sabe-se que toda a farmacologia tem como base os princípios ativos das plantas. Na verdade, a farmacologia moderna não existiria sem a botânica, a toxicologia e a herança popular na prática médica. Apesar do avanço da tecnologia, que diariamente cria novos compostos e substâncias sintéticas com poderes medicinais, mais de 40% de toda a matéria-prima dos remédios encontrados hoje nas farmácias continuam sendo de origem vegetal.

Utilizamos esses produtos rotineiramente e nem nos damos conta, por exemplo: cálcio de ostras, guaraná, levedo de cerveja, isoflavonas, ginkgo biloba, etc. Entretanto, é preciso lembrar que, ao utilizarmos medicamentos fototerápicos isto deve ocorrer sob orientação médica.